Metacrilato

O metacrilato Arquitetura da Arte possui certificação e durabilidade museológica. Utilizamos impressão à base de pigmentos minerais sobre papéis Fine Art, que oferecem qualidade de impressão e longevidade exigida em museus e galerias de arte, além da montagem flutuante, sem o uso de moldura.
Desde 2013, sob nossa técnica, já foram produzidos metacrilatos para as principais feiras de artes, como SP Arte, SP Foto, Art Rio, Art Lima e outras grandes exposições em galerias de arte, museus e espaços culturais.
Somos uma das empresas pioneiras na impressão em metacrilato, com 9 anos de expertise nesse processo.
Todos os metacrilatos produzidos encontram-se em perfeito estado de conservação, comprovando na prática a qualidade e durabilidade.

Por tratar-se de uma técnica de produção relativamente nova, é preciso certificar-se do processo utilizado, pois há técnicas que não garantem a estabilidade e a longevidade da fotografia. De acordo com os principais artigos e relatórios internacionais sobre conservação de fotografias e montagens Diasec, novos processos devem ter um estudo à longo prazo, pois cada tecnologia de impressão, tipo de aplicação, substratos e materiais utilizados têm suas características distintas.


Saiba como funciona o processo de produção

O Metacrilato Arquitetura da Arte segue os padrões da técnica original Diasec, criada em 1969, por Heinz-Sovilla, que utilizou um polímero de borracha de silicone para unificar de forma definitiva a fotografia no acrílico.
Sua técnica perpetua-se até hoje com obras expostas em todo o mundo.

 


Em nosso processo de aplicação são utilizados impressão Fine Art e polímeros neutros na frente e no verso da fotografia, método que garante a máxima qualidade de impressão, selagem definitiva e a preservação da fotografia.
Realizamos todo o serviço, da impressão ao acabamento final, garantindo o padrão de qualidade em todo processo.

 


A Arquitetura da Arte é especialista em metacrilato com impressão Fine Art. Somos a única empresa do Brasil que possui mais de 9 anos de experiência e certificação com normas internacionais, que garante um processo 100% eficaz, dentro dos padrões da museologia.
Consulte-nos.

Acrílicos e suportes ideais

Para produzir o Metacrilato é imprescendível se atentar à qualidade do acrílico. Atualmente, os melhores acrílicos para produção do Metacrilato são os importados, pois têm uma durabilidade maior em comparação aos nacionais, além de oferecer maior planicidade em sua espessura e excelente transparência.
Este é um item indispensável na produção de metacrilato, sendo um fator determinante no padrão Fine Art, típico de museus e galerias de arte.

Sobre tipos de papéis e impresssões

Fine Art Epson 12 cores

Há alguma impressão ou papel desenvolvidos exclusivamente para produzir Metacrilato?

Não. Nenhuma produtora de papéis, como Kodak, Fuji, Canson ou Hahnemuhlle, por exemplo, desenvolveu algum tipo de papel específico para Metacrilato. Cada papel tem suas especificações (datasheet) e nenhum papel há em seu descritivo oficial que foi produzido especialmente para metacrilato. Caso alguma empresa afirme isso, desconfie e peça o datasheet original do fabricante para comprovar esta especificação.

Na hora de escolher o papel e tipo de impressão, o importante é saber suas características, já que ambos vão ser a base da qualidade de imagem e longevidade do seu quadro em metacrilato.
Há alguns anos os artistas, fotógrafos, galerias e museus adotaram a impressão à base de pigmentos minerais como padrão, por oferecer maior gama de cores, contrastes e garantia de estabilidade e durabilidade pelos próprios fabricantes de tintas e papéis. Esta é a impressão utilizada na Arquitetura da Arte.

Abaixo alguns links para você saber mais sobre os tipos de impressões:

> Fotografia Fine Art. Próspera e exigente. Artigo da revista Tecnologia Gráfica.

> A melhor impressão possível, de Geraldo Garcia.

> Pigment or Inkjet Prints versus Digital C-Prints, Nickelson Editions (em Inglês).

> The Ultimate Guide To digital Printing: Inkjet Prints VS. C-Prints, Breathing Color (em Inglês).

Processos parecidos com qualidade inferior

Mancha em metacrilato C-Print

Micro-bolhas em metacrilato com adesivo óptico

Impressão direta: É uma tecnologia muito utilizada no segmento de comunicação visual e publicidade, para altas tiragens. O prazo de produção é mais rápido. No entanto a qualidade de impressão e da fotografia ficam bem inferiores aos processos de impressão em papel, principalmente quando comparado à impressão Fine Art.
A imagem fica com baixa gama de cores, já que a grande maioria das impressoras possuem 4 a 6 cartuchos, este método pode apresentar estrias na impressão (mais acentuado em degradês e cores chapadas) e a durabilidade ainda é questionável, pois não há grandes estudos sobre este tema.

Colar a print com uso de dupla-face: a qualidade fica razoavelmente boa. A imagem é impressa em papel, posteriormente é colada no acrílico através de dupla-face conhecida como óptica.
Visualmente o trabalho fica bonito, mas com altíssima probabilidade de ocorrer sérios problemas em um curto espaço de tempo. O surgimento de bolhas é alto, pois umidade relativa do ar, calor e variação de temperatura podem estragar a peça para sempre. Em alguns casos, o efeito "casca de laranja" fica evidente neste método de aplicação, pois o filme não funde a imagem no acrílico. Algumas empresas começaram a trabalhar com este processo, mas desistiram logo em seguida.

Qual pendurador deve ser utilizado

Existem no mercado alguns perfis para montar o verso do metacrilato e pendurá-lo sem moldura, proporcionando uma montagem clean, contemporânea e sem nenhuma borda, apenas a imagem flutuando na parede.
Assim, apenas a própria imagem fica em evidência. Como o verso do metacrilato é oferecido em Poliestireno, Acrílico ou ACM, ambos materiais rígidos não orgânicos, não é indicado fazer metacrilato com chassi (ou requadro) de madeira. Isso porque a madeira, por ser um material orgânico, não é 100% liso, pode absorver umidade, sofrer com calor ou intempéries do ambiente e soltar-se do metacrilato.
O chassi de alumínio é a melhor opção, pois o componente que prende o chassi ao metacrilato age como uma solda fria para não descolar. Chassis anodizados são os que oferecem melhor acabamento. Rebites, parafusos ou soldas aparentes empobrecem o verso do metacrilato.
O sistema de pressão resulta em um perfil resistente e prático para se instalar, basta fixar dois parafusos e pendurar a peça sem se preocupar em casar furos.

O metacrilato é uma produção contemporânea de fotografia e artes que possibilita expor de maneira flutuante ou utilizar molduras de madeira ou caixas de acrílico.
Vale ressaltar que, mesmo em molduras, a fotografia em metacrilato ganha em qualidade de impressão e o acrílico tem menos reflexo que o vidro.

Como limpar o metacrilato

A melhor maneira de limpar é com uso de um espanador ou álcool isopropílico, utilizando sempre pano de micro-fibra bem macio para não riscar o acrílico.
No entanto não é aconselhável limpar frequentemente porque todo solvente ataca a estrutura química do acrílico, prejudicando suas propriedades ópticas. Nunca utilize produtos de limpeza doméstica nem álcool comum, pois são abrasivos e podem danificar seu metacrilato.